Cap. 85
Lucretia está realmente aliviada e até mesmo agradecida com a receptividade da tribo, e particularmente deliciada com o tratamento dispensado a Westwood, mas uma nuvem de preocupação insiste em nublar o cenário.
“Onde estará Wayne?”, afunda-se ela em pensamentos terríveis. “Não vejo sinal dele ou de qualquer outra pessoa branca. Ele, com certeza, não é um dois espíritos, seja lá o que isso for. Será que está preso?”
Tentando manter o sorriso de agradecimento aos nativos, ela vai se torturando e já nem mais ouve as palavras do chefe, apenas meneia a cabeça enquanto pensa: “Ele pode estar ferido. Pode estar morto. Pode estar morto e escalpelado!”
Felizmente, a espiral descendente de pensamentos sombrios é interrompida pelo xerife atravessando correndo a aldeia e sendo seguido por um já sem fôlego Cobra Traiçoeira.
“Ou, é claro, ele pode estar correndo livremente pelado pela colina”, conclui ela, virando o cavalo em direção para onde Wayne e Cobra Traiçoeira correram e se desculpando: — Só um instante, gente. Desculpe, mas tem algo que preciso fazer urgentemente!
Ela dispara atrás do homem nu, deixando pra trás um desconcertado Cedro Vermelho e um preocupado padre Westwood.
Cedro Vermelho se aproxima do padre e ordena: — Desça!
Westwood obedece e encara o chefe da tribo, que diz, num misto de raiva e desespero: — Só uma pergunta: você veio para casar ela com meu filho?
Padre: — Não faço ideia de que seja seu filho, mas, com certeza, não.
Chefe, aliviado mas com uma pontada de desapontamento: — Então o que vocês vieram fazer aqui?
— Eles mataram os wendigos vermelhos. – intromete-se Urso Negro.
Padre: — O que?
Chefe: — Vocês mataram os irmãos come-branco?
Padre: — Ah! Eles. Sim, por quê, eram amigos seus?
Chefe: — De certa forma, afinal, eles comiam brancos.
Padre: — Eles comiam pessoas e vocês não faziam nada?
Chefe: — Eles comiam BRANCOS. Isso não era um problema, era uma solução. Como treinar um urso para manter os lobos longe.
Westwood não encontra argumentos para refutar o raciocínio do chefe. E, mais uma vez, isso o faz refletir sobre si mesmo.